quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

AINDA FALTA SER EXPLORADO UM DOS MAIS RICOS TESOUROS DO TAPAJÓS: NOSSO POTENCIAL TURISTICO COMO FONTE DE RENDA E DE BONS NEGÓCIOS.


Rio Tapajós,um dos mais belos rios do planeta.   Foto Nazareno Santos

Com um slogan bem criativo, ”Negócios que pulsam no ritmo das oportunidades” o SEBRAE realizou o maior evento de empreendedorismo da região norte, a FEIRA DO EMPREENDEDOR, transcorrido em Belém, no Hangar – centro de convenções no período de 16 a 19 de Novembro deste ano.

Neste grandioso evento, Itaituba tornou-se conhecida para mais de trinta mil pessoas. Um conjunto de parceiros (IFPA, ICMBio, PMI/Diretoria de Turismo, ADTUR) coordenados pelo SEBRAE Tapajós, levaram para o conhecimento do publico as belezas da região, e para possíveis investidores, as oportunidades de negócios no segmento do turismo.
José Lira- Gerente regional do SEBRAE

  A região do tapajós, possui uma grande variedade de belezas naturais que ainda não são conhecidas pelos paraenses. “Precisamos tornar esses atrativos mais conhecidos não só no Pará, mas também no Brasil e no mundo”, afirma o diretor de turismo de Itaituba, Rodrigo Mota.
 
caverna Paraíso que o mundo precisa conhecer- Foto -ADTUR
De acordo com o Plano nacional do turismo, este setor é um dos setores econômicos com maior crescimento, movimentando cerca de 3,7% do PIB do país. Para a região do tapajós, em função da quantidade e diversidade de atrativos turísticos, apresenta-se como uma das grandes oportunidades de negócios sustentáveis para o futuro. Segundo José Lira, gerente Regional do Sebrae, o ecoturismo, turismo de aventura, dentre outros segmentos que valorizam a exploração sustentável dos recursos naturais, apresentam-se como possíveis oportunidades de investimentos promissores para a região.

Como estratégia de divulgação das potencialidades do território, o IFPA – polo tapajós, vem investindo recursos e conhecimento para criação de um site WWW.TURISMONOTAPAJOS.COM.BR no qual os interessados em conhecer as belezas do tapajós poderão ter acesso a um grande numero de informações acerca de atrativos turísticos de todos os municípios que compõem o território. Este site foi amplamente divulgado durante a feira através de cartões impressos com imagens de atrativos/paisagens da região. “Só no período da feira foi possível conseguir mais de cinco mil acessos”, explica a professora Eliana Mendonça, responsável pela criação do site.
São Luiz do Tapajós

ADTUR ,  uma potente alavanca para soerguer nosso potencial turístico-
Outra estratégia para melhorar a organização do turismo da região, foi à criação da ADTUR (Associação de Desenvolvimento Turístico regional do tapajós) cujo objetivo é ampliar os espaços de diálogo entre a classe empresarial e poder publico a fim de criar um ambiente propício ao desenvolvimento dos negócios e atração de investimentos no setor. 

Com este objetivo, o diretor presidente da ADTUR, Sr. Guilherme, que esteve presente na FEIRA DO EMPREENDEDOR, avalia como positiva a iniciativa, pois “a feira proporcionou o diálogo e com isso foi possível fazer contatos e apresentar as oportunidades de negócios para diversos empresários de outras regiões do país que tem interesse em fazer investimentos. Isso é muito interessante pois coloca a região do Tapajós entre estas oportunidades, que promovem o crescimento da nossa região”, avalia o presidente.
 
Tabuleiro Monte Cristo- Foto Adtur
A intenção do SEBRAE e demais instituições em participar da FEIRA DO EMPREENDEDOR, faz parte de um projeto desenvolvido pelo SEBRAE regional Tapajós denominado DET-TAPAJÓS (Desenvolvimento Econômico Territorial do Tapajós) onde desenvolve-se uma serie de iniciativas para identificar e fortalecer novas oportunidades de negócios que possam contribuir para o fortalecimento da economia do território.

4 comentários:

  1. Linda a região do tapajós, vale a pena visitar!!! Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. verdade Alexandre, o Brasil é lindo não precisamos sonhar com regiões de outros paises, o brasileiro mal conhece seu pais e sonha com o exterior...Pena que o estado não se volte para essa indústria riquíssima, pois não se compreende como grade maioria dos paraenses desconhecem nossa região...Por isso foi criada a associação de turismo o blog se irmana nessa causa nobre...Aqui em Aveiro temos a cidade belíssima Fordlândia ,praias, lindas,cavernas,enfim tantas belezas naturais a serem exploradas.O Pará precisa conhecer o Pará

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Realmente a região Tapajos é belíssima, que tiver oportunidade não pecam será uma experiência ímpar. Parabéns ao gerente regional do Sebrae em Itaituba pelo empenho e dedicação na condução dos trabalhos em prol do desenvolvimento econômico e territorial do nosso município!

    ResponderExcluir