quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TELMA PENTEADO , A FADA DAS NARRATIVAS QUE NOS ENSINA TRILHAS DE ESPERANÇA ATRAVÉS DE NOSSAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS.

dediquei alguns dos meus livros que ela gostou e utilizou no curso de teatro
Itaituba teve o privilégio de contar com o curso de Telma Penteado

Telma Penteado cujo currículo profissional dispensa comentários, esteve em Itaituba como contratada do Instituto Salomão Ribeiro quando por quatro dias promoveu um curso denominado”Teatro para não atores”pela sua espontaneidade, fluência e forte cabedal de cultura Telma encanta platéias por onde passa ensinando, motivando para que cada pessoa independentemente de sua origem cultural ou social possa através do teatro quebrar tabus ou paradigmas quanto sua capacidade de criação.

 Pelas lentes da sensibilidade usando a ferramenta do do teatro ela ensina que com técnicas e pelo conhecimento fica fácil cada um “trilhar o caminho de sua própria história”.  Telma pode ser descrita como uma fada das narrativas porque ela conta primeiro com o coração pela forma como envolve quem está ouvindo suas histórias, histórias simples germinadas no dia a dia, no acaso, mas que são histórias delas, dos outros de cada um que filtra suas emoções do seu jeito. 

Dentre as várias abordagens em linguagem artística Telma é o que poderia chamarmos de arquiteta da felicidade pela motivação e pelas mensagens trabalhadas numa matéria prima complexa aonde ela tem especialidade que é a arte de lidar com gente através do afeto e das emoções. E foi sobre isso que nas dinâmicas do curso ela falou na quarta feira dia 18. Mostrando que falar de improviso está ao alcance de qualquer pessoa desde que ela busque treinamento. 

 
A teatróloga utilizou vários textos jogando de forma lúdica com a criatividade de cada participante. O mais surpreendente na técnica utilizada por Telma é que ela mostrou que pessoas de qualquer profissão têm capacidade de trabalhar suas emoções, seus discursos seja ele qual for de forma segura e com bom desempenho Na oficina essa heterogênea misturou políticos, jornalistas, vendedores, empresários, estudantes, acadêmicos (as) e profissionais dos mais variados segmentos sendo trabalhados aspectos emocionais e sensoriais as dinâmicas através de nossas ressignificâncias de crenças limitadas ou não...

 
em se tratando de uma ação cultural foi boa a participação das pessoas...
O desafio era que em dois, minutos cada participante fizesse uma narrativa em forma de discurso um discurso subjetivou ou com intenção de convencimento misturando literatura e produtos. Muitos quebraram bloqueios de fala, timidez, emocional e se assumiram com novos focos pra vida. Telma é certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Life Coach, Diretora da Folhas ao Vento – Coaching, Terapias e Histórias, jornalista pós graduada, contadora de histórias, escritora e atriz, sendo Diretora-Geral da Companhia Teatral Sociedade das Artes.

 Dentre os diversos cursos já realizados, destacam-se o de PNL Practitioner pelo Instituto NLP in Rio & Institut Berlin, Dale Carnegie Course e Apresentações de Alto Impacto da Dale Carnegie (onde foi Assistente Graduada por dois anos), Ultrapassando Limites (com Rodrigo Cardoso), Profissão Coach (com Geronimo Theml) e Storytelling e Coaching (com Fernando Santi). Telma Penteado ao Impacto e Blog Tribuna do Taapjós disse em entrevista que credita que toda vida é, por essência, uma linda e rica história a ser contada. 

 Se por um lado quem as escuta  recebe a especial oportunidade de com ela aprender, por outro, quem a escreve ganha a possibilidade única de se conhecer e se reinventar.   Para Selma ministrar um curso do nível em que trouxe para Itaituba significa uma reinvenção por considerar muito elevado o nível dos participantes,mesmo em relação a pessoas que desconheciam totalmente essa temática, tornando assim uma grata satisfação o que ela considera como um grande desafio. 

 Como Coach e Contadora de Histórias (Storyteller), Telma acredita que contar a própria história é um verdadeiro convite à grande aventura do autodesenvolvimento, uma porta aberta ao crescimento pessoal e a uma vida consciente repleta de escolhas e realizações. Por onde passa Telma Pentado a fada das narrativas promove uma simbiose de vida integrando sua história a história dos que ficam

Nenhum comentário:

Postar um comentário