segunda-feira, 7 de julho de 2014

ITAITUBA PROMOVE SUA 1ª FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO PARQUE DE EXPOSIÇÃO HÉLIO DA MOTA GUEIROS.

Para enfatizar 2014 como ano internacional da agricultura o Grupo de Apoio a Agricultura Familiar-GAAF, por iniciativa do SIPRI promoveu nos dias 05 e 06 deste mês no Parque de Exposição Hélio da Mota Gueiros sua primeira feira da agricultura familiar. 

representantes de algumas das entidades que organizaram a Feira
Tapiocaria pingo de ouro com presença de vários clientes..
Com barracas espelhadas no interior do Parque, mesmo distante do centro da cidade, foi expressiva a presença dos visitantes que aproveitaram para adquirir diversos produtos A Feira que mesmo sendo a primeira, pelo sucesso e deverá ocorrer na feira agropecuária deste ano, funcionou como atrativo para exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, com exposição de máquinas e implementos, palestras técnicas , dia de campo, venda de comidas típicas, café da manhã regional, atrações culturais e gincana agrícola etc.
 
farinha,queijo,doces,agricultura familiar se fortalecendo
 A Feira da agricultura familiar foi coordenada pela Sagri, STRR, Sintraf Alto Tapajós, Fetraf Pará, Senar, Emater,Ipam, Fetagri, Sebrae, e Adepará.Essa união entre as entidades para Na Tônia Gurgel,presidente do SIPRI é uma demonstração de que a agricultura familiar ocupará seu espaço devido em face de sua importância para Itaituba e região. 
Vereador Toninho Piloto prestigiando a feira...

Na feira estiveram expositores de Itaituba, Jacareacanga, Ruropólis e Trairão. Além dos produtos tradicionais da agricultura, também a produção artesanal da região se fez presente com Associação dos Artesãos de Itaituba, Secretaria indígena de Jacareacanga com Bio Jóias produzidas pelos índios Mundurucus. Outra atração da feira foi a “Tapiocaria da Pingo de Ouro” que serviu produtos regionais com variedades no café da manhã.
Jacareacanga participou com artesanato indigena-Bio-Jóias

 Mas percorrendo várias barracas nossa reportagem percebeu a insatisfação de muitos agricultores em relação a prefeitura de Itaituba por considerar que a prefeita Eliene Nunes não deu o
diversas comunidades prestigiaram a feira da agricultura familiar
apoio devido a Feira.

 A presidente da Associação das Mulheres produtoras da vicinal do Cacau, Maria do Doce elogiou a iniciativa da feira, mas acha que Itaituba deveria ter tido uma grande participação.
 
Maria do Doce lamenta ausência da prefeita no apoio a agricultura familiar...
 Maria disse que não vai mais nem encaminhar documentos, nem tampouco reivindicar apoio junto a prefeita por considerar que ela não valoriza a agricultura, já
artesanato de Itaituba também se fez presente
que até hoje a feira da mulher produtora que ocorre mensalmente enfrenta dificuldades com transporte e logística de local, mesmo já tendo sido feito apelos desde o ano passado.
diversidade de produtos com a força da mulher na agricultura familiar

Maria disse que fica mais chateada porque não era  esse o discurso da prefeita quando em campanha em relação a agricultura, fazendo tudo ao contrário do que havia se comprometido para o setor. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário