sexta-feira, 5 de julho de 2013

Uruguai e Chile são os países menos corruptos da América Latina.Brasil Lidera Corrupção

TEMA DO GLOBO REPÓRTER DESTA SEXTA FEIRA DIA 05.07.2013


Publicado no final do ano, o “Índice de Percepção de Corrupção 2012” elaborado pela ONG “Transparency International” aponta o Uruguai e o Chile (20) como os países menos corruptos da América Latina, ficando no ranking mundial diante de Estados como França (22),Áustria (25) e “Emirados Árabes Unidos” (27). A lista mundial é liderada conjuntamente pela Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia (1), seguidas de Suécia (4),Singapura (5) e Suíça (6). Dos países estudados, os mais corruptos do mundo, de acordo com o Índice, são oAfeganistão, a Coréia do Norte e a Somália (174). 

Na continente americano, o Canadá (9) e os Estados Unidos (19) são os melhores posicionados. No entanto, Venezuela e Haiti (165) tiveram a pior classificação.Argentina ficou no lugar 102, o México no 105o e o Paraguai no 150o. No bloco BRICS a liderança é compartilhada pelo Brasil e a África do Sul (69), seguidos da China (80), Índia (94) e Rússia (133).

 O “Índice de Percepção de Corrupção” é publicado anualmente desde 1995 e mede os níveis de percepção da corrupção no setor público baseando-se em pesquisas com especialistas e empresas. A ONG entende sua missão como a luta contra a corrupção promovendo transparência, responsabilidade e integridade em todos os setores da sociedade***.

 ————————————– Fontes consultadas: http://transparency.org/cpi2012/results **  http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=iNf2tv_aXNQ *** http://www.transparency.org/whoweare/organisation

Nenhum comentário:

Postar um comentário