domingo, 3 de março de 2013

OPINIÃO.

                             A CULPA É DO SISTEMA?

Nazareno Santos-Jornalista

 Sistema. S. m.1- conjunto de sistemas materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação, disposição das partes, ou do elemento de um todo, coordenados entre si e que funcionam com estrutura organizada.  Reunião de elementos naturais da mesma espécie que constituem um elemento intimamente relacionado. Definição encontrada no dicionário Aurélio da língua Portuguesa, que serve de mote para esse nosso artigo.

 Hoje tem sido comum ouvir de várias pessoas a seguinte justificativa quando alguma coisa sai errada envolvendo o estado, a figura do político, ou o cidadão comum. ”A culpa é do sistema”. Mas que sistema estamos falando, do educacional familiar.?  O episódio recente da invasão da cadeia pública seria um tema excelente para que o pobre do sistema seja tematizado. A fogueira ainda está incandescente e precisa de certa forma queimar uma Joana D”arc para que os fins justifiquem os meios. As opiniões se dividem. Mas e daí? 

A Culpa é do diretor do sistema penal? (De novo a palavra) carcerário que administra um barril de pólvora repleto de pessoas que estão em débito com a justiça, que não tem autonomia financeira nem para comprar um rolo de papel higiênico, e ainda por cima convive com o caos da superlotação e os direitos humanos e novamente o estado só aparecem quando a tragédia grega anunciada vai parar nas manchetes dos jornais? É preciso que pessoas morram, é necessário circo midiático, desgraça para que o sistema dê o ar de sua graça . A culpa é igualmente(se for verdade obviamente as acusações) dos PMS do Tático que estão sob uma rígida disciplina militar e também estão lidando com elementos considerados perniciosos para a sociedade?

 Mas o que ocorreu ali dentro do presídio na madrugada fatídica da invasão? Só a consciência dos policiais que participaram da polêmica operação vai poder dizer já que a imprensa não tem acesso a informações por parte dos que estão sendo acusados. O jogo “maquiavélico” denunciado pelo vereador Isaac quanto à disputa de cargos nessa guerra sem limites, no famoso QI (não de quociente de inteligência, mas sim de quem indicou) e entre quem Indica ou não indica existe? Logicamente que existe, já que na disputa por cargos alguns políticos pisam até no pescoço da mãe,  já que cargo e DAS são garantia de votos, quem não tem isso não faz carreira política...

 Ai o mal caratismo e ganância pelo poder são definidores das regras do jogo sujo de que manda quem pode e obedece quem tem juízo. Isso também, é culpa do sistema?. Mas independentemente de quem seja a culpa, o Sistema que é um polvo com tentáculos terríveis(Famélicos |) vai eleger um bode expiatório porque a sociedade, os familiares dos presos que teriam sito torturados, a imprensa esperam uma resposta, e a resposta talvez venha através do silêncio de quem vai ter que pagar por isso. A aposta está lançada senhores leitores(as) deste humilde jornal. 

Quem será que vai ser escolhido para bode expiatório ou até mesmo boi de piranha? Penso não será ninguém que seja detentor de poder, nessa intricada rede ortodoxa de disse me disse? Afinal o sistema é indefectível, as pessoas não. Mas vamos voltar ao assunto. “sistema”. antigamente os comunistas diziam que a fome e a má distribuição de renda era culpa do sistema. Quando o dinheiro dos dependentes sociais da Bolsa Família não cai na conta, a culpa é do sistema. 

Quando um vendedor de CDs piratas se vê obrigado a pagar propina para determinado policial pilantra e corrupto para não ter sua mercadoria apreendida à culpa é do sistema. A farinha está ganhando contornos estrastófericos nos preços, (de dois e cinqüenta,  o kilo subiu para seis reais e deverá ir para oito) porque as pessoas estão migrando (forte êxodo rural) para a cidade abandonando suas roças e não querem mais plantar mandioca, a culpa é do sistema. 

O aluno relapso, preguiçoso vai de mal à pior na escola,  a culpa é do sistema. (O eleitor(a) energúmeno vende ou troca seu voto e elege um político desqualificado sem condições, sem cultura sem estrutura) para assumir um cargo(veja o exemplo do Tiririca, Cacique Juruna, Hildebrando Paschoal etc...)

 Publiquei a matéria dos fatos,  e um idiota anônimo (não ofendi ninguém porque ele não existe é anônimo)  disse que um dia eu iria ainda ser assaltado pelos presos que segundo ele, deveriam morrer porque não poderiam conviver no meio social por se tratar de dejeto, lixo humano. Sim mas as leis dizem que o preso tem garantias legais de ter sua integridade física preservada.  Ai um preso custa mais caro que estudante, a renda per - capita se diferencia, e a culpa é do sistema? A culpa é de quem? O sistema diz que as partes deveriam se entender, mas quem são essas partes, e o imposto que pagamos porque não dá condições de termos um sistema carcerário um pouco mais decente? 

 Ai entra os Direitos Humanos que muitos dizem que existe só para proteger bandidos, a culpa é do sistema que não pune políticos ladrões e corruptos que mesmo com toneladas de processos nas costas se candidatam e são novamente eleitos? E para finalizar deixo a frase emblemática de Abrahão Lincoln que talvez traduza o verdadeiro sentido da fragilidade da palavra ética tão propalada como solução para todos os males da humanidade .

 “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.” Abraham Lincoln.

O autor do artigo, Nazareno Santos  é jornalista, professor e escritor-  Responsável pelo Jornal Tribuna do Tapajós e por este blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário