domingo, 10 de fevereiro de 2013

Por contenção de despesas, Prefeitura não realiza carnaval em Novo Progresso

Por contenção de despesas, Prefeitura não realiza carnaval em Novo Progresso Os lideres de blocos carnavalescos de Novo Progresso foram comunicados nesta semana , que não haverá verba para a realização do carnaval deste ano. A comunicação foi feita pela chefe do Departamento de cultura do Município de Novo Progresso. Senhora Núbia Silvana Lima Machado, em entrevista na rádio comunitária - disse entender que o Governo está com dificuldades neste começo de mandato, e o recurso tem que ser guardado para investir em outras prioridades.

 Fato que contradiz, e é questionado por muitos que puderam observar nesta semana anterior em uma placa fixada no sinaleiro que da acesso a rodovia BR-163, anunciando que” Osvaldo “Romanholi Apoia Tandercats”, a placa foi retirada e não foi localizada em outro local. No país do Carnaval a cidade de Novo Progresso não tem investimento para tamanha cultura. 

 O município de Novo Progresso está em uma constante evolução e é uma pena ter que desacelerar justo agora. Mas como cidadão, acredito que carnaval é cultura nacional e não poderia ficar de fora em nossa cidade, não temos terremoto, maremoto, nenhuma catástrofe foi registrada aqui, e agora é o momento de esquecermos as dificuldades e aproveitar para divertir, levar nossos filhos e aproveitar o carnaval, não acredito que isto acontece em novo Progresso, disse (folião).

 No orçamento do município existe dinheiro destinado para todos os setores ,esporte, saúde, agricultura, educação, gabinete, cultura, etc e porque não investir na cultura ? Carnaval é uma festa tradicional no Brasil em Novo Progresso, não terá nem uma atração(banda) de fora para animar os foliões e muito menos a competição entre os blocos participantes. As informações que chegaram até a redação do jornal é que se não fosse o Cabeludo do Forró Nativo, se oferecer para tocar o carnaval a troco de ficar com o lucro da venda de bebidas e salgados dos “QUIOSQUES”, Novo Progresso ficaria sem o tradicional carnaval neste ano de 2013, pois a Prefeitura Municipal se queixa de falta de recursos para este evento. 

 Fato este que deixa todos pasmos, pois o mês de janeiro praticamente foi trabalhado 16 dias, a Prefeitura estava passando por uma auditoria e ficou fechada até o dia (14/01), enxugou a folha de pagamento, cortou o abono e gratificações de servidores da saúde, administração e educação, praticamente não fez serviço nenhum de tapa buracos nas ruas, na saúde que todos esperavam melhorias já no começo como foi prometido nos palanques, apenas 01 médico está atendendo toda a população, estão somente trabalhando na jardinagem e pintura e reforma da Prefeitura Municipal e do novo Barracão que está funcionando algumas secretarias. Todos são sabedores que o mês de janeiro é o mês que mais entra recursos aos cofres públicos e administração se queixa de falta de recurso para realizar o Carnaval.

 O Jornal Folha do Progresso tentou entrar em contato nesta tarde de sexta-feira com Diretora do Dep. De Cultura, Sec. De Governo e com o Prefeito de Novo Progresso, para prestar mais informações mas o mesmos não foram encontrados. Veja abaixo trecho da entrevista da Diretora do Departamento de Cultura de Novo Progresso:

 Entrevista realizada hoje (08/02) no programa do locutor RJ da Rádio Cultura FM RJ perguntou a Chefe do Dep. De Cultura Núbia Silvana Lima Machado se iria ter competição entre os blocos carnavalescos, a mesma respondeu que não, porque para ter competição precisaria dispor de premiação e a Prefeitura no momento tem outras prioridades como tampar buracos nas ruas, limpeza urbana, Hospital Municipal, etc... 

Nosso comentário. Aveiro, Novo Progresso e diversas outras cidades do Brasil não realizaram carnaval porque os ex prefeitos que sairam deixaram os muniicpios sucateados. Itaituba por pouco também nao tem carnaval e mesmo assim dos 150 mil previstos a prefeitura gastou bem menos só para não passar em branco e por pressão dos carnavalescos.  "Um outro carnaval com as finanças públicas,  a farra do boi dos ex prefeitos incluindo o   ex prefeito de Aveiro por exemplo deixou divida para todos os lados, deu calote,obras inacabadas, e o atual prefeito ficou impedido por essa e outras questões.  Estão corretos esses prefeitos que precisarão se organizar, se planejar para dotar verbas para o carnaval do próximo ano...

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário