terça-feira, 1 de maio de 2012

PERDEMOS O GRANDE PEDRÃO, DETENTOR DE GRANDES CONHECIMENTOS DA NOSSA HISTÓRIA.

Seu Pedrão foi valente, mas não resistiu e veio a falecer em Belterra(Foto Blog do Amaral)

A triste noticia vem lá de Belterra através de Mônica Almeida. Seu Pedro apesar da idade avançada era muito politizado e foi um incansável defensor da causa dos Seringueiros, cujo sonho era conseguir que eles se aposentassem.

 Tive o privilégio de gravar depoimento de sua vida que consta em um dos meus livros, ele era uma enciclopédia ambulante em termos de conhecimentos históricos da região. 

Seu Pedro  era muito popular na vasta região do Oeste do Pará, dedicou sua vida a seringa, como pioneiro no projeto do magnata Henri Ford Cia Ford Industrial (Fordlândia) ,  era dinâmico e tinha senso de liderança já que ativamente mantinha luta ferrenha pela causa dos conhecidos Soldados da Borracha. 

Em Itaituba, diversas vezes usou a tribuna da câmara para falar das lutas e conquistas dos seringueiros. Esbanjava otimimismo e tinha memória privilegiada. Que Deus o tenha, descanse em paz amigo Pedro Afonso

2 comentários:

  1. SEU PEDRÃO,tinha uma admiração grande por ele, com quem por diversas vezes estivemos andando e lutando junto pelos soldados da borracha. Apoie suas lutas e a organização da associação dos soldados da borracha em Itaituba. Suas lutas por lhorias no atendimento do INSS de Itaituba e pela realização de audiencias no Forum de Itaituba. Nem sempre compreendido por alguns, mas combativo e defensor das causas dos injustiçados. Lembro de sua participação nas marc has de sete de setembro empunhando uma bandeira daqueles que lutaram no periodo da guerra.
    Ele merece um reconhecimento maior.Lutou em favor dos alcoolicos anonimos em Itaituba.
    Um pessoa muito digna. Fico trista com esta noticia, mas consciente da importancia politica e sua contribuição para a democracia. Ele foi do nosso partido PSB e lutou por itaituba.

    EMANUEL BENTES

    ResponderExcluir
  2. De fato, é uma pena que muitas pessoas realmente de valor inquestionável não são devidamente reconhecidas, a não ser quando partem daqui.Seu Pedro defendia valores verdadeiros pra vida e será pelo menos no coração dos seus verdadeiros amigos,sempre uma eterna lembrança.

    ResponderExcluir